sexta-feira, 2 de maio de 2014

O mundo utópico da Pecuária Orgânica e a nossa Realidade Absurda


   "A carne orgânica certificada é uma carne produzida a partir de um sistema produtivo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável....O manejo orgânico visa o desenvolvimento econômico e produtivo que não polua, não destrua o meio ambiente e que valorize o homem."  - WWF Brasil

   A WWF, o Greenpeace e mais um monte de ONGs ambientalistas defendem a pecuária orgânica.

     

    Antes que comece a ler, eu peço que faça uma figa com a mão

                                                

  O que sobra de polegar visível é o equivalente há 21g de carne - O Ministério da Saúde diz que 300g por semana  é o necessário e não prejudicial à saúde por pessoa .- mas vou usar metade disso: 150g por semana ( 21g por dia) para gerar este cálculo e provar que nem com metade do que é dito como necessário, seria suficiente para sustentar um mundo onívoro.
      Obviamente ninguém segue isso e eu, como vegana, também discordo do apoio à carne, mas vou basear-me nesse número para criar a realidade do "maravilhoso mundo da pecuária orgânica" disseminado pelos amantes desta  e provar que, mesmo usando as melhores variáveis, continua sendo algo completamente inviável.


Ótimo documentário


    

     Vamos começar pelo grande sonho de que carne é necessário para a sobrevivência, de que sua produção não gera desigualdade social e que seria distribuída para todas as pessoas do mundo. Vamos começar também com um mundo "bondoso" ( na verdade cego e hipócrita, como todos os que defendem esse mercado) que não vê o pecado e a coisificação da vida na criação de animais cercados decidindo quando e como eles nascem, crescem e morrem e que tenha tomado iniciativa de Carne APENAS orgânica.

    Se já não somos, logo seremos 8 bilhões de pessoas no mundo - elas comeriam cerca de 1.200.000.000Kg ou 1 bilhão e 200 milhões de kilogramas de carne  por semana. (150g cada)

    Toda essa carne equivale ao abate de 6 milhões de vacas por semana.

    Como vacas não nascem, crescem e são abatidas em uma semana, mas sim, em cerca de 312 semanas ( 6 anos)* seriam necessárias 1 Bilhão 872 Milhões de vacas  no total vivas ocupando território ao mesmo tempo sendo criadas para suprirem o abatimento semanal necessário.
   
   *6 anos é uma estimativa triste para as vacas, porém é a variável "melhor" para essa produção (visto que estou imitando a mentalidade de um capitalista sanguinário). Caso nessa produção de orgânicos estimada essas vacas vivessem mais, o resultado final seria mais inviável ainda do que vou lhe mostrar.

 Terras



    Puxando dados da WWF, vi que eles junto à IBD (Instituto biodinâmico) são os responsáveis pelo apoio à criação orgânica de 26 fazendas pecuaristas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul num total de 131.000 hectares de pasto para 99.000 cabeças de gado, estimei que o necessário por lei dá 1,34 ha/ cabeça de gado.
   
    1.872.000.000 vacas x 1,34ha = 2.400.480.000 ha o que equivale há quase 2,5x A ÁREA DO CANADÁ PARA A CRIAÇÃO DE GADO!!! 

   O Canadá é o 2o maior país do mundo com pouco mais de 1 bilhão de hectares de tamanho.

  E o absurdo não termina aí, todas essas vacas "felizes" precisam ser alimentadas, tem seu custo em água e produção de gás metano e amônia.

  Cada vaca come por dia cerca de 40kg de alimento (Globo Rural). Como eu prometi fazer o cálculo com as melhores variáveis, decidi usar como único grão a atual queridinha veloz da agropecuária, a soja precoce.
   Esta soja demora 120 dias desde o cultivo até a colheita e gera 3mil kg/soja por hectare. (Revista Dinheiro Rural)


 
   Fazendo as contas, encontramos um total de 74 Bilhões 880 Milhões de kilos de soja POR DIA para esses animais, o que tornaria necessário uma colheita de 24 Milhões 960 Mil Hectáres POR DIA somente para os animais.

 
E levando em consideração que a safra de soja precoce leva 120 dias (4 meses) para crescer e que precisamos de comida todos os meses....

  Calcula-se que, para suprir a criação desses animais cumprindo os 4 meses para cada safra serão necessários 2.955.200.000 de hectares desta!

  Cerca de 3 bilhões de hectares plantados para a alimentação desse gado. Somados aos já 2,5 bilhões de área de gado.
  5,5 bilhões de hectares só para a produção de gado orgânico. 
                                       
                                       O que equivale a 5,5 Canadás em extensão!!! 


   Se pegarmos os dois países com mais hectares no mundo, Brasil (200milhões) e Rússia (100milhões). Ainda faltariam 5.2 Bilhões de hectares para suprir isso.

 

   Água 

       
caso a imagem não apareça clique aqui
            Contando APENAS a produção de carne, ou seja, descontando a produção de couro e laticínios, cada 1 KG de carne gasta 17.100 L de água para ser produzido.
           
            A produção das cabeças de gado dos seus 200kg de carne por animal, gasta 3Millhões 420Mil Litros de água por animal abatido. Isso não é só na nossa realidade criada, isso é real no mundo todo hoje, no bife que você come. 

           O que para os 6 milhões que deveriam ser abatidos por semana completaria um gasto (que vai desde o nascimento até a morte e a parte da industrialização da carne) de 20 TRILHÕES 520 BILHÕES DE LITROS DE ÁGUA SEMANAIS. Sem contar os outros mais de um bilhão de animais que não tenho como calcular. 

         Metano 


     As fontes divergem, mas a média, que também é mais defendida é de cerca de 500L de metano produzidos por vaca por dia. As 1,872bilhões de vacas dessa realidade, produziriam 936 BILHÕES DE LITROS DE METANO POR DIA.

     O metano, quando inalado, pode gerar asfixia, parada cardíaca, inconsciência e até danos ao sistema nervoso central. Além disso, ele é 21 vezes mais potente para o Efeito Estufa do que o dióxido de carbono, contribuindo com 30% da formação do efeito estufa pelo mundo e 90% no Brasil.
 
     Há também a excreção de amônia, que, aos poucos intoxica o solo. Esse é uma das causas que contribuem à intoxicação que, juntas à desertificação, já geraram a perda de 1,035 bilhão de hectares degradados.

     Preço 

     Agora, tirando parte da nossa utopia e colocando os preços reais, quantas pessoas no mundo você acha que poderiam comprar essa carne? Sim, querer um mundo aonde 3bi de hetares de terra produzam alimentos somente para animais para a produção de uma carne cara, além de aumentar o preço dessa carne, diminui a quantidade de grãos destinados ao consumo humano e também elevam os preços destes.

   Ou seja, a criação de carne orgânica APENAS funciona no aspecto social se for elitista, ou seja, se apenas uma parcela minoritária puder consumi-la, pois não é suportada em larga escala para um consumo igualitário.


continuação \/


A MENTIRA 


   Sejamos francos, vocês acham que as vacas são tratadas bem em fazendas orgânicas? Elas já perderam a sua liberdade, nós decidimos quando elas nascem, quantas nascem, como irão crescer, as estupraremos para que dêem cria quando quisermos, da mesma maneira afastaremos seus bezerros e mataremos para a produção de vitela, exploraremos seu leite, cortaremos seus chifres à sangue frio e a mataremos como e quando decidirmos, tudo em troca da "felicidade" de mordiscar um verde à luz do sol de vez em quando.

   Carnista diz: Aaahh...mas elas são felizes nessas fazendas.

    Sim, elas não conhecem o potencial de liberdade que teriam na vida delas e, por isso, podem ter gestos de carinho às vezes... da mesma maneira que alguns casos de crianças criadas em cativeiro pelos pais. O que não torna isso menos desumano.

   Outra questão, as vacas tem uma memória potente, elas jamais esquecem o rosto de alguém. Imagina o quão feliz você seria se alguém  que tivesse te ferido à sangue frio na cabeça e tirado seu filho de você viesse te "tratar" todos os dias depois disso.

   NÓS SOMOS OS ÚNICOS ANIMAIS QUE ESTABELECEM LAÇOS AFETIVOS COM AS NOSSAS VÍTIMAS ANTES DE MATÁ-LAS. Isso é doentio!


Não é melhor assim? Isso é real em santuários. 


A Realidade Absurda

  Não pense que a realidade é melhor do que isso. E não se engane com os números anteriores, aquilo é tão crítico que chega a ser uma utopia, isso aqui é um absurdo real!

  Nós possuímos
1Bilhão e 200 Milhões de cabeças de gado confinado, orgânico e "verde" ou de qualquer outro tipo inventado.

   Isso gera uma produção diária de
600 Bilhões de Litros de Metano no ar Por Dia. Para agregar, a pecuária é responsável por 80% do desmatamento da Amazônia (dados do IMAZON) e a produção de soja para alimentar os animais fará com que o Cerrado, ecossistema extremamente rico e complexo, seja completamente devastado por plantações até 2050, mas isso jamais será exibido, porque afinal, basta assistir 5 minutos de globo rural para ver o que realmente é interessante para a bancada ruralista que seja disseminado, a verdade ou a cultura do churrasco. 

   Gera cerca de 100 milhões de kg de carne diários e gasta UM TRILHÃO SETECENTOS E DEZ BILHÕES DE LITROS DE ÁGUA POR DIA.

   A criação de animais escoa para si 70% da produção mundial de grãos, isso deixa uma parcela pequena para os mercados para consumo humano, aumentando o preço e dificultando mais ainda uma melhor distribuição alimentícia pelo mundo.
   O problema da fome não é falta de alimento, mas má distribuição
.
 
 Nós temos 3,5 bilhões de pessoas em estado de pobreza no mundo

  Apenas UMA VACA, que demora 6 anos para ser abatida e gerar 200kg de carne ( também couro e laticínios) que não irá para a mesa dessas pessoas, terá se alimentado de
87.600 Kg de grãos ao longo de sua vida toda. Pelo preço, esses grãos são bem mais acessíveis a elas e veja que são com grãos que nós, veganos, suplementamos as necessidades de proteínas.

   Uma pessoa adulta come e bebe cerca de 3 kg por dia em média. Com 87.600kg de grãos ela teria tido 29.200 dias de alimentação -
80 anos de alimentada.

   Só em 1 dia, o gado mundial se alimenta de 48 Bilhões de kg de grãos. Isso seria o suficiente para alimentar APENAS 16 BILHÕES DE ADULTOS POR UM DIA. Imagine para sempre?

 Entende agora porque não é mentira quando dizemos que o vegetarianismo acabaria com a fome no mundo? Bastava garantir a boa distribuição e só.

  Obviamente eu não quero que os bois sejam dizimados, quero que parem de obrigar as vacas a se reproduzirem nessa quantidade grotescamente enorme para que voltem à um estado natureza. A população diminuiria aos poucos naturalmente.

  Além disso tudo, foi comprovado pela ONU  que os produtos de origem animal são responsáveis por 70% das doenças modernas.
               




  Está claro agora que criação de gado, orgânico ou não, é inviável para o mundo de todas as maneiras? Os dados não são menos absurdos se calcularmos para a criação de galinhas, porcos ou peixes. O mundo simplesmente não suporta uma raça humana como onívora.  


  Por isso que ambientalista que é ambientalista NÃO INCENTIVA CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE JEITO NENHUM!!!!

 O senso comum com relação ao consumo de produtos de origem animal é

            AMPLAMENTE ELITISTA pois só funciona para os                
                  que são beneficiados pela  desigualdade socia
l


COMPLETAMENTE ESPECISTA
pois põe
         a espécie humana acima das outras
                                    como se não vivêssemos em um mundo que necessitasse de equilíbrio e coexistência entre todos o que vivem aqui.
 

                                    PIAMENTE ANTI ÉTICO 

   pois ignora ou até "justifica" o sofrimento dos outros animais como necessário visto que não o é, tratando-os como máquinas. 


  

  ECOLOGICAMENTE DEVASTADOR                                  por tudo o que já citei e muito mais


   

                          CONSPIRADOR DA PRÓPRIA ESPÉCIE 
     pois contribui para a extinção da própria espécie conscientemente através de um futuro mundo sem recursos básicos de sobrevivência. E, ainda por cima, incentiva a reprodução. Você quer seus filhos num mundo morto? 


         Lembre-se que quem se mantém em silêncio é cúmplice. A única maneira de mudar as empresas é por boicote e acertos de leis.
 
           Mexa-se, vista-se.

 

  
    

      
     

     


Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/serafina/1200773-com-vacas-carinhosas-neozelandeses-produzem-leite-de-alta-qualidade-na-bahia.shtml

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/01/flatulencia-de-vacas-provoca-explosao-na-alemanha.html

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/nossas_solucoes_no_pantanal/desenvolvimento_sustentavel_no_pantanal/pecuaria_sustentavel_no_pantanal/pecuaria_organica_no_pantanal/

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1859-5603,00-MUNDO+TEM+BILHAO+DE+HECTARES+DEGRADADOS.html

http://www.ipam.org.br/noticias/Brasil-tem-ate-43-de-area-agricultavel/299

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI193592-18282,00-FABRICA+DE+LEITE.html

http://www.estadao.com.br/noticias/economia,brasil-tem-maior-area-agricultavel-do-mundo-diz-estudo,249686,0.htm

http://www.vocesabia.net/saude/curiosidades-sobre-a-agua/

http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/01/empresario-canadense-comemora-noticia-de-que-35-bilhoes-de-pessoas-vivem/

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/03/14/desigualdade-mundial-diminui-mas-157-bilhao-ainda-vivem-na-pobreza.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário